A+ A- Voltar Voltar Imprimir Imprimir E-mail E-mail PDFPDF DownloadDownload Compartilhar Compartilhar

25/02/2013

Nossa História

Somos uma das maiores Companhias do setor de varejo farmacêutico no Brasil. Por meio de nossa rede composta por 1.209 lojas próprias e franquias, atuamos com presença nacional, ao mesmo tempo em que preservamos as singularidades, experiências e características regionais de cada operação.

Em 30 de setembro de 2014, nossas operações próprias consolidavam uma rede de 723 drogarias. Nossas lojas operam sob as bandeiras Big Ben, Guararapes, Drogaria Rosário Distrital, Sant’Ana e Mais Econômica, cada qual com média de 35 anos de atuação no mercado. As redes preservam as características locais, segundo o perfil de consumo de cada regional e ocupam posição de liderança nas regiões onde atuam.

Nossas franquias operam exclusivamente sob a marca Farmais. Em 30 de setembro de 2014, as franquias Farmais contavam com 486 lojas, concentradas, majoritariamente, na região Sudeste, sendo São Paulo o Estado mais representativo.

Breve Histórico

Fomos constituídos em dezembro de 2009. Em maio de 2010, adquirimos a Rede Nordeste de Farmácias (RNF), então detentora de lojas no estado de Pernambuco e, na mesma época, também adquirimos outras drogarias operadas sob a bandeira Farmácia dos Pobres, consolidando a plataforma na região nordeste do País.

Em julho de 2010, adquirimos a rede de drogarias Rosário Distrital, rede fundada em Brasília com mais de 37 anos de atuação no mercado farmacêutico, líder em Brasília e região Centro-Oeste. Em outubro do mesmo ano, adquirimos a Centro-Oeste Farma, empresa responsável pela administração do centro de distribuição da rede Rosário Distrital.

Ainda em outubro de 2010, adquirimos a rede Guararapes Brasil, empresa líder em varejo farmacêutico no estado de Pernambuco, com mais de 47 anos de atuação neste mercado. A partir dessa aquisição, a Rede Nordeste de Farmácias passou a operar conjuntamente com a Guararapes Brasil, ambas sob a marca Farmácias Guararapes, reforçando nossa plataforma de operações na região nordeste.

Em dezembro de 2010, adquirimos a Farmais, maior rede de franquias de varejo farmacêutico do País, com principal presença no estado de São Paulo.

Em janeiro de 2011 adquirimos a rede de drogarias Mais Econômica, líder na região sul do País. Com a incorporação de mais de 150 lojas nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, consolidamos mais uma plataforma regional relevante no mercado de varejo farmacêutico.

Dando um grande passo em direção à institucionalização, em junho de 2011, realizamos a nossa oferta pública inicial (IPO), por meio da qual distribuímos, já considerando o desdobramento de ações (aprovado em 23/12/2011), um total de 48 milhões de ações ordinárias, ao preço de R$8,63 por ação, totalizando captação de R$396,6 milhões, líquidos. As ações foram registradas no Novo Mercado, segmento com o maior nível de governança corporativa da BM&FBOVESPA, sob o ticker BPHA3.

Em fevereiro de 2012, adquirimos a rede de drogarias Sant’Ana, líder no varejo farmacêutico no estado da Bahia em faturamento, ampliando a nossa operação na região nordeste.

Em março de 2012, inauguramos nosso Centro de Serviços Compartilhados (CSC), uma central de gestão criada para unificar as atividades de back-office das nossas redes, objetivando padronizar processos e dar mais agilidade às operações, de modo a tornar a Companhia mais competitiva. A centralização no CSC de funções de apoio, tais como Contabilidade, Recursos Humanos, Suprimentos, TI, entre outros, permite que as equipes de Operações de lojas foquem apenas nas atividades estratégicas relacionadas às vendas.

Também em março de 2012, adquirimos a rede de drogarias Big Ben. A rede é a maior, em faturamento, do Pará, estado que, segundo dados do IMS Health, representa aproximadamente 50% das vendas do mercado de varejo farmacêutico na região Norte.Com essa aquisição, iniciamos nossas operações na região norte e expandimos nossas operações na região nordeste.

Em abril de 2012 realizamos uma parceria com a Beauty’in, da empresária Cristiana Arcangeli, para o desenvolvimento de produtos de saúde, higiene, beleza e bem-estar. Acreditamos que a capilaridade trazida por nossas operações próprias e rede de franquias, aliada a esta associação, nos permitirá ampliar a nossa linha atual de private label.

Em junho de 2012, concluímos nossa 2ª oferta pública de distribuição de ações (Follow-on) com a distribuição de 59,8 milhões de ações, precificadas a R$9,25 cada, das quais 52,8 milhões de ações em distribuição primária (considerando 7,8 milhões em lote suplementar - Green Shoe) e 7 milhões de ações em distribuição secundária. Captamos, somando ao lote suplementar, um total de R$476,2 milhões, líquidos, que serão utilizados em nossa estruturação para ganharmos a robustez necessária para sustentar nosso crescimento nos próximos anos.

Ainda em junho de 2012, concluímos a integração da rede Guararapes pela rede Big Ben, de forma que as duas plataformas já funcionam como uma única.

Brasil Pharma hoje - desafios pela frente

Desde a criação, foram reunidas redes líderes regionais, o que fez da Brasil Pharma uma das pioneiras no movimento de consolidação do setor de varejo farmacêutico no Brasil. Por meio das redes adquiridas, posicionadas de forma sólida nas regiões que mais crescem do país, foram acumulados 186 anos de experiência no varejo farmacêutico.

Uma vez dado o primeiro passo no movimento de consolidação do setor, a Brasil Pharma ingressou em uma nova fase, cujo principal foco é estruturar a Companhia e ganhar a solidez necessária para suportar nosso crescimento nos próximos anos. Para isto, montamos um time de excelente qualidade, com relevante experiência em integração, mercado farmacêutico e conhecimento regional.

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC), inaugurado em março de 2012, continua trabalhando na centralização das atividades de back-office das plataformas. Hoje, já encontram-se integradas as plataformas Rosário, Sant'Ana e Mais Econômica.

Em 2012, foi dado início, também, ao processo de integração da área Comercial buscando, não somente melhores condições nas compras, mas principalmente uma maior proximidade junto a todos os nossos fornecedores para o desenvolvimento de parcerias de longo prazo.

Munidos com o capital humano e financeiro necessários, a Brasil Pharma tem como principal missão, para este e para os próximos anos, transformar essas excelentes companhias regionais em uma única excelente Companhia nacional, tornando realidade nosso sonho de nos tornarmos a sua primeira opção, levando saúde e bem-estar para as comunidades onde atuamos.

TOPO TOPO

Copyright Brazil Pharma. Todos os Direitos reservados. Termos e Condições de Uso | Política de Privacidade

Quer Ser Sócio? BPHA3 IGC ITAG
RIWEB